Esse mês o PRINTEC no quadro de entrevistas traz o Professor Davi José de Freitas Lima, 32 anos, professor e coordenador dos cursos de Administração e Logística na Etec Machado de Assis. Professor Davi, fala do início de sua carreira profissional, das suas dificuldades, das conquistas e dá dica para quem está começando na vida profissional. Ele formou-se na escola em que hoje atua como professor, primeiramente como Técnico em Mecanica, mas foi sua segunda formação como Técnico em Administração que o fez ascender profissionalmente. Graduou-se em Administração pela Universidade de Taubaté - UNITAU e obteve licenciatura em Gestão, na área de Logística pela FATEC de Guaratinguetá.
BLOG PRINTEC: Como foi o início da sua carreira profissional?
PROFº. DAVI: Meu primeiro vínculo empregatício foi por meio de estágio devido ao curso de mecânica na antiga MARFESA S/A, hoje MWL, época em que pude vivenciar na prática os conceitos que os professores nos transmitiam em sala de aula.
BLOG PRINTEC: No que o curso técnico em mecânica e administração ajudaram na sua
carreira profissional?
PROFº. DAVI: O curso de mecânica foi decisivo para que eu ingressasse no mercado de trabalho e, posteriormente, o de administração possibilitou minha ascensão profissional. Quando tive a possibilidade de cursar a graduação, foi por meio dos cursos técnicos que pude custear meus estudos.
"...profissional técnico que sabe
como resolver problemas
na organização... terá um brilhante
caminho profissional a percorrer..."
BLOG PRINTEC: Quais as dificuldades encontradas?
PROFº. DAVI: A realização do estágio foi a minha maior dificuldade no início da carreira, por ainda ser adolescente e estar acostumado a me dedicar somente aos estudos, dividir as responsabilidades entre a ETEC e a empresa em que estagiava foi um período complicado, porém, de grande aprendizado.
BLOG PRINTEC: Se fosse começar uma carreira profissional hoje, escolheria essa mesma profissão? Por quê?
PROFº. DAVI: Hoje eu ingressaria na área de gestão sem passar pela área mecânica. Não que a mecânica não seja relevante, afinal é um excelente curso, mas me identifiquei muito com a área de gestão. E, se vale um conselho aos alunos, trabalhem com aquilo com o que se identificarem, pois isso fará com que tenham prazer em trabalhar.
BLOG PRINTEC: Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer um curso técnico?
PROFº. DAVI: Que o leve a sério e aproveite ao máximo o que os professores podem oferecer, pois o profissional técnico que sabe como resolver problemas na organização em que vier a atuar terá um brilhante caminho profissional a percorrer.
BLOG PRINTEC: Na sua visão, o que precisa ser feito para que o profissional possa ser valorizado?
PROFº. DAVI: Em primeiro lugar, cito as palavras do Sr. Mauro Hiroshi Odaguiri, da ACE de Caçapava, que pontuou que a falta de postura dificulta o ingresso dos recém formados no mercado de trabalho, portanto, o técnico deve assumir um comportamento condizente com sua formação. Posteriormente, deve filiar-se a seu orgão de classe para ser mais bem amparado legalmente e ter seus direitos defendidos. Por fim, deve-se quebrar o paradigma de que apenas a graduação é garantia de sucesso profissional. Conheço vários profissionais de nível técnico que tem maior empregabilidade em relação aos profissionais de nível superior que atuam na mesma área.