segunda-feira, 9 de maio de 2011

Entrevista com Professor Borelli

O professor José Benedito Borelli Junior, 43 anos, mais conhecido como Borelli começou sua formação profissional na escola em que hoje ele é o Diretor, ETEC Machado de Assis. Formou-se na ETEC como Técnico em Mecânica, depois partiu para outros cursos de nível superior como Engenharia Mecânica, Matemática e Pedagogia, obteve licenciatura em mecânica, fez Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Estratégica da Educação, é Mestre em Ciências Ambientais e hoje doutorando em Engenharia Mecânica.
Atualmente além de exercer as funções como Diretor da ETEC Machado de Assis, Prof. Borelli  também presta serviço à empresas do setor de aeronáutica, na região do Vale do Paraíba na área de Segurança do Trabalho.
Em sua entrevista ao Blog do PRINTEC, Borelli aborda a importância da formação técnica no inicio de sua experiência profissional, as dificuldades encontradas e o que ele pensa que pode ser feito para que o profissional técnico seja valorizado.
BLOG PRINTEC: Como foi o início da sua carreira profissional?
PROF. BORELLI: Por causa do curso técnico em mecânica, meu primeiro trabalho foi como estagiário na Volkswagen em Taubaté, no setor de prensas e armação.

BLOG PRINTEC: No que o curso Técnico em Mecânica ajudou na sua carreira profissional?

PROF. BORELLI: Aprendi a desenvolver senso de responsabilidade, respeito, conhecimento técnico, pratica profissional, ética, postura e aprendi a lidar com conflitos.


“... o curso técnico
abre os horizontes,
permite que se
voe mais alto...”

BLOG PRINTEC: Quais as dificuldades encontradas?
PROF. BORELLI: Eu acredito que a entrada em uma empresa, pois são muitas as novidades, as dificuldades, onde os problemas acontecem você tem de pensar nos conteudos dos inumeros componentes estudados, apresentando as possíveis soluções, colocando-as em prática, tudo isso é muito difícil.
BLOG PRINTEC: Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer um curso técnico?
PROF. BORELLI: Eu acredito muito no curso técnico, não estou falando só por ser diretor , mas porque vivi isso, acho que o curso técnico abre os horizontes, permite que se voe mais alto, acredito que ter persistência aos objetivos e não desistir por qualquer dificuldade, pois o que mais temos na vida são momentos difíceis, mas devemos ter garra e persistência para  chegarmos lá .  
BLOG PRINTEC: Na sua visão, o que precisa ser feito para que o profissional possa ser valorizado?
PROF. BORELLI: Eu acho que o curso técnico deveria ser mais valorizado, um marketing maior, pois sua importância é muito grande, vemos a cada dia na TV, no rádio e nos jornais que estas informações se concretizam, confirmando a importância destes profissionais para o crescimento da nação, todos os segmentos valorizando o profissional  técnico de nível médio, mas o que acontece, talvez até por razões culturais de  grande parte da população,  se  valoriza muito quem tem nível universitário (percebe a disputa entre as faculdades particulares, através das propagandas vinculadas nos meios de comunicação), que na prática não acabam empregando  tanto como o profissional técnico de nível médio, não estou falando que as pessoas não devam fazer faculdade, torço para que todos possam fazê-lo, mas acho que as informações devam ser cada vez mais claras, mostrando  a realidade e a importância do profissional técnico de nível médio, pois todo este grande crescimento que o pais necessita, com certeza, começa com a valorização deste profissional.  


3 comentários: