O Blog PRINTEC, entrevistou a presidente da ONG Eco Vital, Solange Mohor, professora, 53 anos. Em sua entrevista, Solange aborda o objetivo e os projetos desenvolvidos pela ONG Eco Vital, além de falar sobre sustentabilidade e os pontos críticos do uso e tratamento das águas em Caçapava.
 |
Membros da ONG Eco Vital reunidos com as alunas
da Etec Machado de Assis
|
A Eco Vital de Caçapava foi criada em 20 de março de 1991, e seu intuito é de divulgar a fitoterapia (cultivo de plantas medicinas em extinção) e cuidar dos problemas de devastação das matas na cidade, como também conscientizar a população para os cuidados com o meio ambiente.
BLOG PRINTEC: Qual trabalho vocês desenvolvem, e qual área de atuação?
Solange Mohor: “O trabalho é voltado ao meio ambiente de Caçapava. Com o objetivo de expandir para outras cidades da região”.
BLOG PRINTEC: Quais projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente?
Solange Mohor: “É desenvolvido o “Projeto Morcego” (semear para ampliar o verde), que é o plantio de sementes de plantas nativas; o NEA (Núcleo Educacional Ambiental) que desenvolverá palestras e cursos voltados à preservação do meio ambiente, estando ainda em andamento. Também é desenvolvido um trabalho no bairro de Piedade, sobre o estudo ambiental da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e o plantio de plantas medicinais (fitoterapia), que é na própria ONG”.
 |
Fonte: google.com.br
|
" Tentar que não sumam
os conceitos de preservação
do meio ambiente..."
BLOG PRINTEC: Qual objetivo do Eco Vital?
Solange Mohor: " Cultivar plantas em extinção."
BLOG PRINTEC: Que ações de conscientização a Eco Vital tem tomado para ajudar a comunidade?
Solange Mohor: “Temos feito um viveiro de espécies de plantas; temos um banco de sementes; fazemos, também, denúncias e fiscalização se necessário. Junto com o CAM (Comitê das Águas de Caçapava), tomamos algumas providências precisas sobre desmatamento, rios, mananciais poluídos ou outras situações que prejudicam o meio ambiente”.
BLOG PRINTEC: Como você entende o tema sustentabilidade para a comunidade?
Solange Mohor: “Tentar que não sumam os conceitos de preservação do meio ambiente, fazendo projetos em escolas com crianças, sobre formas de proteção à natureza, para obter uma formação de novos ambientalistas, multiplicadores do projeto, para que continuem fazendo o nosso trabalho de proteger o meio ambiente em Caçapava”.
BLOG PRINTEC: Quais são os pontos críticos sobre o uso e tratamento de água para Caçapava?
Solange Mohor: “A água de Caçapava é de boa qualidade, sendo a maioria de poços profundos. O uso da água deveria ter um sistema de reposição, cuidando assim dos rios e mananciais. O tratamento da água em Caçapava é quase ótimo, porém as pessoas não têm em mente a sustentabilidade. A água é boa por conta própria, não por algum efeito externo”.
 |
Membros da ONG Eco Vital
|
BLOG PRINTEC: São feitas reuniões, para melhoria ambiental de Caçapava?
Solange Mohor: “São feitas reuniões mensais na Câmara Municipal de Caçapava junto com o CAM (Comitê das Águas no Município de Caçapava), com a sociedade amigos de bairro, entre outros”.
BLOG PRINTEC: Se alguém quiser se tornar um voluntário, como faz?
Solange Mohor: “Só preencher uma ficha na ONG. É aberto para qualquer pessoa interessada, sendo gratuita a inscrição”.
.
Entrevista realizada por Marcela Cristina Duarte e Thais Fabiano dos Santos Sousa, alunas do Curso Técnico em Logística.