quarta-feira, 29 de junho de 2011

Onde foi que eu errei?

Do gestor ao estagiário: especialistas apontam os principais equívocos cometidos no trabalho e como aprender com eles

Alguns erros cometidos no ambiente de trabalho apresentados abaixo, foram extraídos da Revista Gestão e Negócios e apresentam os possíveis deslizes que podemos cometer na organização e comprometer com isso a nossa imagem profissional.
Ser sempre do contra
Engana-se quem acredita ser um pecado discordar das idéias dos chefes. É muito importante ter opiniões diferentes, e feliz é o chefe que tem uma equipe que discorda dele, afinal, somente com pontos de vista diferentes que conseguimos enxergar a melhor alternativa. Divergir, no entanto, é algo que pede equilíbrio e senso crítico. Discordar é diferente de ser sempre do contra, sendo que o primeiro caso exige conhecimento e boa argumentação. Discordar não significa entrar em conflitos desnecessários.
Complexo de hora extra
Foi-se o tempo em que a qualidade do trabalho era medida pelo tempo gasto com os assuntos da empresa. Trabalhar até mais tarde e levar trabalho para casa, ao contrário do que se pensa, são sintomas de um funcionário contraproducente, incapaz de organizar o próprio tempo e executar suas atividades focadas nos resultados. [...]
Brincar fora de hora
Brincadeiras nem sempre são bem-vindas. Analise a intimidade que tem com a pessoa a quem se dirige e o momento. [...] Se permitidas, as brincadeiras devem ser cuidadosas, não envolvendo contato físico, preconceitos velados, humilhação de um para a risada dos outros, entre outros.


Chegar atrasado ou faltar ao trabalho
 
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a assiduidade e pontualidade dos funcionários, principalmente porque as áreas e os projetos estão cada vez mais interligados. Estar presente em tempo é considerado um dos pontos mais valiosos de confiabilidade profissional. Programe-se e planeje-se. Se você não é pontual e assíduo, não pode cobrar isso de ninguém.

Não saber trabalhar em equipe
A colaboração é essencial para muitas companhias e é preciso ter bom relacionamento interpessoal para realizar tarefas que dependam de mais de uma pessoa. O desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe é o primeiro passo para a capacitação à liderança.
Uso abusivo da internet e redes de relacionamento
Redes de relacionamento visam obtenção de informação, mas também são fontes de entretenimento. Sendo assim, é possível passar horas utilizando essas ferramentas sem finalidade alguma para a empresa. Isso causa uma falha de produtividade e distrai a atenção do funcionário em suas tarefas. [...]
Não respeitar hierarquia
Esta é uma atitude que interfere diretamente na postura dos líderes da empresa, que são justamente aqueles que avaliam o seu trabalho. Hierarquia existe para que seja possível a organização do trabalho e das atividades, por isso, é importante que seja observada e respeitada. Desrespeitá-la é desconhecer os mecanismos de vida em sociedade.
O restante da reportagem está disponível em: Onde foi que eu errei?
Texto enviado pela Prof. Miriam, coordenadora do Ensino Médio: GHIURGHI, Flávia. Onde foi que eu errei?. Revista Gestão e Negócio. 17 de junho de 2010. Disponível em: http://carreiraenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/22/artigo176601-1.asp

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