Jogar bola. Tem gente que com muito esforço e treino, não faz feio na pelada; tem aquele que mesmo com muito esforço e treino não consegue fazer nem duas embaixadinhas e tem o cara que parece que “nasceu” craque. Será inato?
![]() |
William Bonner e Fátima Bernardes |
É lógico que treino, esforço e dedicação levam as pessoas a patamares diferenciados de performance. Mas nem tudo se resolve com esforço e dedicação. Em algumas competências você terá que se esforçar absurdamente para ter uma desempenho apenas mediano: este é seu lado cego. Todo mundo tem o seu.
Por isso a primeira coisa a fazer é descobrir qual é o seu lado cego.
Mas também é verdade dizer que todos nascemos craques em alguma coisa. Por isso a segunda coisa a fazer é descobrir no que você é craque.
Sendo craque de um lado, mas “cego” de outro como é possível ser diferenciado? Fazendo as alianças certas!
Já ouviram que por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher? É mais ou menos isso.
![]() |
Steven Spielberg e Maestro JohnWilliams |
Talvez o mais certo seja dizer que por traz de um profissional de muito sucesso sempre há outro igualmente genial. Às vezes este outro profissional é tão conhecido quanto seu “par”. Há vários exemplos: John Lennon e Paul McCartney, Bebeto e Romário e o casal Bonner.
Mas esta não necessariamente é a regra. Um exemplo é o diretor de cinema Steven Spielberg que tem as trilhas sonoras de quase todos seus filmes (exceto dois) feitos pelo maestro John Williams, cuja as maravilhas sonoras já lhe renderam 5 Oscar (fora as 45 indicações!), 4 Globos de Ouro e 21 Grammy Awards*. Mas quase ninguém sabe disso.
Não necessariamente o seu lado cego precisa ser preenchido apenas por uma pessoa, porém ele precisa ser preenchido. A correta aliança e combinação do seu talento com o talento do seu lado cego trará a você uma performance nunca antes vista! Você irá se surpreender.
E é fato também que nem todas as parceiras e alianças duram pra sempre, até porque as pessoas mudam, novas competências são desenvolvidas e as novas alianças (ou alianças complementares) são formadas. Lembram da Xuxa e da Marlene Mattos?
Mas o sucesso não acontece sozinho. NUNCA!!
E você? Já sabe qual é o seu lado cego? Quem vai protegê-lo e caminhar junto com você para o sucesso?
Texto de: Cuellar, Marcelo. O ponto cego. Revista Você S.A, 27 maio 2011. Disponível em: http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo-cuellar/?p=1791.
Nenhum comentário:
Postar um comentário